Governo publica decreto que reajusta salário mínimo para 2015
Salário mínimo passará de R$ 724 para R$ 788 em 1º de janeiro.
Decreto foi publicado no 'Diário Oficial da União' desta terça-feira (30).
Foi publicado nesta terça-feira (30) no "Diário Oficial da União"
decreto presidencial que reajusta o salário mínimo para R$ 788 a partir
do dia 1º de janeiro de 2015. O novo valor representa reajuste de 8,8%
sobre o salário mínimo atual, de R$ 724.
De acordo com o decreto, o valor diário do salário mínimo corresponderá a R$ 26,27 e o valor horário, a R$ 3,58.
O valor do salário mínimo é calculado com base no percentual de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do ano retrasado mais a reposição da inflação do ano anterior pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Em agosto, quando foi apresentado o Projeto de Lei Orçamentária elaborado pelo governo, o salário mínimo determinado era de R$ 788,06. Segundo a assessoria da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, na ocasião, o impacto do aumento do salário mínimo nas contas públicas, com o pagamento de benefícios, seria de R$ 22 bilhões em 2015.
De acordo com o decreto, o valor diário do salário mínimo corresponderá a R$ 26,27 e o valor horário, a R$ 3,58.
O valor do salário mínimo é calculado com base no percentual de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do ano retrasado mais a reposição da inflação do ano anterior pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Em agosto, quando foi apresentado o Projeto de Lei Orçamentária elaborado pelo governo, o salário mínimo determinado era de R$ 788,06. Segundo a assessoria da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, na ocasião, o impacto do aumento do salário mínimo nas contas públicas, com o pagamento de benefícios, seria de R$ 22 bilhões em 2015.
ACOMPANHE A EVOLUÇÃO DO SALÁRIO
TABELA DOS
VALORES NOMINAIS DO SALÁRIO MÍNIMO
| VIGÊNCIA | VALOR MENSAL | VALOR DIÁRIO | VALOR HORA | NORMA LEGAL | D.O.U. |
| 01.01.2015 |
R$
788,00
|
R$ 26,27
|
R$ 3,58
|
Decreto 8.381/2014 | 30.12.2014 |
| 01.01.2014 |
R$
724,00
|
R$ 24,13
|
R$ 3,29
|
Decreto 8.166/2013 | 24.12.2013 |
| 01.01.2013 |
R$
678,00
|
R$ 22,60
|
R$ 3,08
|
Decreto 7.872/2012 | 26.12.2012 |
| 01.01.2012 |
R$
622,00
|
R$
20,73
|
R$
2,83
|
Decreto 7.655/2011 | 26.12.2011 |
| 01.03.2011 |
R$
545,00
|
R$
18,17
|
R$ 2,48
|
Lei 12.382/2011 | 28.02.2011 |
| 01.01.2011 |
R$
540,00
|
R$
18,00
|
R$ 2,45
|
MP 516/2010 | 31.12.2010 |
| 01.01.2010 |
R$
510,00
|
R$
17,00
|
R$ 2,32
|
Lei 12.255/2010 | 16.06.2010 |
| 01.02.2009 |
R$
465,00
|
R$
15,50
|
R$ 2,11
|
Lei 11.944/2009 | 29.05.2009 |
| 01.03.2008 |
R$
415,00
|
R$
13,83
|
R$ 1,89
|
Lei 11.709/2008 | 20.06.2008 |
| 01.04.2007 |
R$
380,00
|
R$
12,67
|
R$ 1,73
|
Lei 11.498/2007 | 29.06.2007 |
| 01.04.2006 |
R$
350,00
|
R$
11,67
|
R$
1,59
|
MP 288/2006 | 31.03.2006 |
| 01.05.2005 |
R$
300,00
|
R$
10,00
|
R$ 1,36
|
Lei 11.164/2005 | 22.04.2005 |
| 01.05.2004 |
R$
260,00
|
R$
8,67
|
R$
1,18
|
MP 182/2004 | 30.04.2004 |
| 01.04.2003 |
R$
240,00
|
R$
8,00
|
R$
1,09
|
MP 116/2003 | 03.04.2003 |
| 01.04.2002 |
R$
200,00
|
R$
6,67
|
R$
0,91
|
MP 35/2002 | 28.03.2002 |
| 01.04.2001 |
R$
180,00
|
R$
6,00
|
R$ 0,82
|
MP 2.142/2001 (atual 2.194-5) | 30.03.2001 |
| 03.04.2000 |
R$
151,00
|
R$
5,03
|
R$
0,69
|
Lei 9.971/2000 | 24.03.2000 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário