quarta-feira, 21 de outubro de 2015

SEGURO DESEMPREGO - TRABALHADORES DOMÉSTICOS



Seguro-Desemprego - Trabalhador Doméstico.
O QUE É
É um auxílio temporário concedido ao empregado doméstico desempregado, inscrito no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, que tenha sido dispensado sem justa causa.
QUEM TEM DIREITO
O empregado doméstico dispensado sem justa causa, a partir de maior de 2001, que comprovar: Ter trabalhado como empregado doméstico pelo menos 15 meses no últimos 24 meses. Estar inscrito como Contribuinte Individual da Previdência Social e possuir, no mínimo, 15 contribuições ao INSS. Ter, no mínimo, 15 recolhimentos ao FGTS como empregado doméstico. Não estar recebendo nenhum benefício da Previdência Social, exceto auxílio-acidente e pensão por morte. Não possui renda própria para seu sustento e de sua família.
QUAL O VALOR DO BENEFÍCIO
Para o empregado doméstico o valor máximo de cada parcela é de 1 salário mínimo
COMO RECEBER
O empregado, ao ser dispensado sem justa causa, deverá dirigir-se aos Postos de Atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (Delegacia Regional - DRT, Sistema Nacional de Emprego - SINE ou postos conveniados) para que seja preenchido por este postos o requerimento do benefício.
QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REQUERER
Carteira de Identidade ou CNH (modelo novo) ou CTPS (modelo novo) ou Certidão de Nascimento com protocolo da identidade Comprovante de Inscrição de Contribuinte Individual ou cartão do PIS-PASEP. Termo de rescisão de contrato de trabalho atestando a dispensa sem justa causa.
Comprovantes de recolhimentos das contribuições previdenciárias e do FGTS.
QUAL O PRAZO PARA ENCAMINHAR
Para solicitar o benefício em um dos Postos do Ministério do Trabalho e Emprego, o empregado terá um prazo de 7 a 90 dias, contado do dia seguinte à data de sua dispensa.
QUAL A QUANTIDADE DE PARCELAS
A lei garante ao trabalhador o direito de receber o benefício por um período máximo de 3 meses, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo de 16 meses.
QUANDO E ONDE RECEBE
Depois de encaminhar o requerimento, o trabalhador deverá aguardar aproximadamente 30 dias e dirigir-se a qualquer agência da CAIXA para recebimento do benefício.
FONTE: http://acesso.mte.gov.br/seg_desemp/

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1531, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2014

(Publicado(a) no DOU de 22/12/2014, seção 1, pág. 17) 
Dispõe a respeito de orientação aos contribuintes quanto à utilização do programa multiplataforma Recolhimento Mensal Obrigatório (Carnê-Leão) relativo ao Imposto sobre a Renda da Pessoa Física a partir do ano-calendário de 2015.
O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos III e XXVI do art. 280 do Regimento Interno da Secretaria da Receita Federal do Brasil, aprovado pela Portaria MF nº 203, de 14 de maio de 2012, e tendo em vista o disposto no art. 16 da Lei nº 9.779, de 19 de janeiro de 1999, e no Capítulo IX da Instrução Normativa RFB nº 1.500, de 29 de outubro de 2014, resolve:
Art. 1º A partir do ano-calendário de 2015, para fins de utilização do programa multiplataforma Recolhimento Mensal Obrigatório (Carnê-Leão) relativo ao Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, deverá ser informado o número do registro profissional dos contribuintes relacionados no Anexo Único por Código de Ocupação Principal, bem como identificado, pelo número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), cada titular do pagamento pelos serviços por eles prestados.
§ 1º As informações relacionadas no caput, quando não utilizado o programa multiplataforma Recolhimento Mensal Obrigatório (Carnê-Leão), deverão ser prestadas nas Declarações de Ajuste Anual do ano-calendário a que se referirem.
§ 2º Os contribuintes de que trata o caput, nas prestações de serviço efetuadas a partir de 1º de janeiro de 2015, deverão atentar para a necessária identificação do CPF dos titulares do pagamento de cada um desses serviços, para fins do disposto nesta Instrução Normativa.
Art. 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.
CARLOS ALBERTO FREITAS BARRETO
ANEXO ÚNICO

Código
Ocupação Principal do Contribuinte
225
Médico
226
Odontólogo
229
Fonoaudiólogo, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional
241
Advogado
255
Psicólogo e psicanalista
FONTE:http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?idAto=59598

CÓDIGOS E TIPOS DE ICMS

 ARJ - Naturezas e Códigos da Receita (Internos)
No preenchimento da DARJ Online, não é necessário informar o código da receita, bastando selecionar, na tela de preenchimento, a natureza e a qualificação da receita desejada. 

Veja, a seguir, a correspondência entre os antigos códigos de receita do DARJ  e as naturezas das receitas do novo DARJ Online:
a) Tipo Pagamento = ICMS/FECP

Natureza = Regime de Confronto
Qualificação = Normal
Códigos de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
ICMS = 021-3 ICMS Normal
FECP = 750-1 ICMS FECP (Natureza = 0213)

Natureza = Regime de Estimativa
Códigos de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
ICMS = 022-1 ICMS Estimativa
FECP = não possui

Natureza = Substituição Tributária por Operação ou Prestação Própria(*)
Códigos de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
ICMS = 023-0 ICMS Substituição Tributária
FECP = 750-1 ICMS FECP (Natureza = 0230)
(*) R emetente localizado no Estado do RJ

Natureza = Substituição Tributária por Responsabilidade(**)
Códigos de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
ICMS = 023-0 ICMS Substituição Tributária
FECP = 750-1 ICMS FECP (Natureza = 0230)
(**) Remetente localizado em fora do Estado do RJ

Natureza = Importação
Códigos de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
ICMS = 024-8 ICMS Importação
FECP = 754-4 ICMS FECP Importação

Natureza = Diferencial de Alíquota
Códigos de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
ICMS = 027-2 ICMS Aquisição Ativo Fixo ou Mat. Consumo Fora do Estado
FECP = 750-1 ICMS FECP (Natureza = 0272)

Natureza = Regime de Confronto
Qualificação = Petróleo
Códigos de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
ICMS = 032-9 ICMS Petróleo e Derivados Comb. Lubrificantes
FECP = 750-1 ICMS FECP (Natureza = 0329)

Natureza = Regime de Confronto
Qualificação = Energia Elétrica
Códigos de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
ICMS = 033-7 ICMS Energia Elétrica
FECP = 750-1 ICMS FECP (Natureza = 0337)

Natureza = Regime de Confronto
Qualificação = Comunicação
Códigos de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
ICMS = 034-5 ICMS Comunicações
FECP = 750-1 ICMS FECP (Natureza = 0345)

Natureza = Regime de Confronto
Qualificação = Transportes
Códigos de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
ICMS = 036-1 ICMS Serviços de Transporte
FECP = 750-1 ICMS FECP (Natureza = 0361)

Natureza = Outras (fatos geradores com data específica)
Códigos de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
ICMS = 037-0 ICMS Outros
FECP = 750-1 ICMS FECP (Natureza = 0370)


b) Tipo Pagamento = AUTO DE INFRAÇÃO (ICMS, FECP e ITD)

Tipo de Pagamento = Auto de Infração
Códigos de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
030-2 ICMS Auto de Infração
046-9 ICMS Auto de Infração Anistia
551-7 Multa Formal ICMS


c) Tipo Pagamento = PARCELAMENTO (ICMS e ITD)

Tipo de Pagamento = Parcelamento
Códigos de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
028-0 ICMS Parcelamento
039-6 ICMS Auto de Infração Parcelamento
047-7 ICMS Auto de Infração Parcelamento Anistia
048-5 ICMS Parcelamento Anistia
109-0 ITD Parcelamento
115-5 ITD Parcelamento Anistia
539-8 Multa Formal ICMS Parcelamento


d) Tipo Pagamento = ITD (Guia de Controle do ITD)

Tipo de Pagamento = ITD 
Códigos de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
101-5 ITD Bens Móveis
102-3 ITD Bens Imóveis


e) Tipo Pagamento = TAXAS

Natureza = Serviços Estaduais Fazendários
Serviços = Serviços prestados pela SEFAZ-RJ (*)
Código de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
200-3 Taxa Natureza Fazendária

(*) Taxas da SEFAZ-RJ: Autenticação de Livro Fiscal, Benefício Fiscal, Certidão Negativa, Consulta, DOCAD Eletrônico, ECF, Impressão de Documento Fiscal, e outra taxas devidas à SEFAZ.

Natureza = Serviços Estaduais não Fazendários(**)
Serviços = Serviços prestados por outras Secretarias de Estado e outros órgãos
Código de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
201-1 Taxa Natureza Não Fazendária

(**) Taxas da Secretaria de Agricultura, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, SEEINP, e outras.

Natureza = Serviços Estaduais Eletrônicos (SEPD)
Serviços = SEPD - Uso, alteração ou cessação de uso de Sist. Eletrônico de Proc. de Dados
Código de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
202-0 Taxa Serviços Estaduais - Serviços Eletrônicos


f) Tipo Pagamento = OUTRAS RECEITAS 

IMPORTANTE: para pagamento de TAXAS, utilizar o Tipo de Pagamento “ TAXAS”.

Natureza = Multa Tribunal de Contas
Código de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
542-8 Multa Tribunal de Contas

Natureza = Multa PROCON/RJ
Código de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
545-2 Multa PROCON/RJ

Natureza = Multa Secretaria de Agricultura
Código de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
570-3 Multa Secretaria de Agricultura

Natureza = Aluguéis e Arrendamentos
601-7 Aluguéis e Arrendamentos

Natureza = Foros e Laudêmios
Código de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
602-5 Foros e Laudêmios

Natureza = Utilização de Servidão de Uso de Bens Próprios
Código de receita SEFAZ RJ (uso interno):
604-1 Utilização de Servidão de Uso de Bens Próprios

Natureza = Alienação de Bens Móveis
Código de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
801-0 Alienação de Bens Móveis

Natureza = Alienação de Bens Imóveis
Código de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
802-8 Alienação de Bens Imóveis

Natureza: Produto da Remissão de Foro
Código de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
803-6 Produto da Remissão de Foro

Natureza = Salário Educação Estadual
Código de receita SEFAZ RJ (uso interno):
901-6 Salário Educação Estadual

Natureza = Indenizações e Restituições
Código de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
Receita = 902-4 Indenizações e Restituições

Natureza = Imposto de Renda Retido na Fonte
Código de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
905-9 Imposto de Renda Retido na Fonte

Natureza = Depósito ou Fiança em Dinheiro - Diversos
Código de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
909-1 Depósito ou Fiança em Dinheiro - Diversos

Natureza = Outras Receitas
Código de receita (para uso interno da SEFAZ-RJ):
999-7 Outras Receitas



terça-feira, 13 de janeiro de 2015

MAIS UM AUMENTO NO SALÁRIO

Governo publica decreto que reajusta salário mínimo para 2015

Salário mínimo passará de R$ 724 para R$ 788 em 1º de janeiro.
Decreto foi publicado no 'Diário Oficial da União' desta terça-feira (30).


Foi publicado nesta terça-feira (30) no "Diário Oficial da União" decreto presidencial que reajusta o salário mínimo para R$ 788 a partir do dia 1º de janeiro de 2015. O novo valor representa reajuste de 8,8% sobre o salário mínimo atual, de R$ 724.
De acordo com o decreto, o valor diário do salário mínimo corresponderá a R$ 26,27 e o valor horário, a R$ 3,58.
O valor do salário mínimo é calculado com base no percentual de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do ano retrasado mais a reposição da inflação do ano anterior pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Em agosto, quando foi apresentado o Projeto de Lei Orçamentária elaborado pelo governo, o salário mínimo determinado era de R$ 788,06. Segundo a assessoria da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, na ocasião, o impacto do aumento do salário mínimo nas contas públicas, com o pagamento de benefícios, seria de R$ 22 bilhões em 2015.

ACOMPANHE A EVOLUÇÃO DO SALÁRIO
TABELA DOS VALORES NOMINAIS DO SALÁRIO MÍNIMO

VIGÊNCIA VALOR MENSAL VALOR DIÁRIO VALOR HORA NORMA LEGAL D.O.U.
01.01.2015
R$     788,00
R$  26,27
    R$  3,58
Decreto 8.381/2014 30.12.2014
01.01.2014
R$     724,00
R$  24,13
    R$  3,29
Decreto 8.166/2013 24.12.2013
01.01.2013
R$     678,00
R$  22,60
    R$  3,08
Decreto 7.872/2012 26.12.2012
01.01.2012
R$     622,00
R$   20,73
    R$  2,83
Decreto 7.655/2011 26.12.2011
01.03.2011
R$     545,00
R$   18,17
R$  2,48
Lei 12.382/2011 28.02.2011
01.01.2011
R$     540,00
R$   18,00
R$  2,45
MP 516/2010 31.12.2010
01.01.2010
R$     510,00
R$   17,00
R$  2,32
Lei 12.255/2010 16.06.2010
01.02.2009
R$     465,00
R$   15,50
R$  2,11
Lei 11.944/2009 29.05.2009
01.03.2008
R$     415,00
R$   13,83
R$  1,89
Lei 11.709/2008 20.06.2008
01.04.2007
R$     380,00
R$   12,67
R$  1,73
Lei 11.498/2007 29.06.2007
01.04.2006
R$     350,00
R$   11,67
R$  1,59
MP 288/2006 31.03.2006
01.05.2005
R$     300,00
R$   10,00
R$  1,36
Lei 11.164/2005 22.04.2005
01.05.2004
R$     260,00
R$     8,67
R$  1,18
MP 182/2004 30.04.2004
01.04.2003
R$     240,00
R$     8,00
R$  1,09
MP 116/2003 03.04.2003
01.04.2002
R$     200,00
R$     6,67
R$  0,91
MP 35/2002 28.03.2002
01.04.2001
R$     180,00
R$     6,00
R$  0,82
MP 2.142/2001 (atual 2.194-5) 30.03.2001
03.04.2000
R$     151,00
R$     5,03
R$  0,69
Lei 9.971/2000 24.03.2000